Quais os problemas tratados pela Neurocirurgia Funcional?

Quais os problemas tratados pela Neurocirurgia Funcional?

Quais os problemas tratados pela Neurocirurgia Funcional

A Neurocirurgia Funcional nasceu da necessidade de analisarmos as mais diferenciadas funções do cérebro. Assim, se tornou indispensável instrumento para o estudo do funcionamento do encéfalo humano, contribuindo para o ramo das Neurociências com grande parte dos conhecimentos neurológicos atuais.

Seu objetivo é a correção ou balanceamento das funções cerebrais alteradas e direcionadas a estados hiperfuncionais ou hipofuncionais. A intervenção funcional, deste modo, visa o arranjo da função responsável pelas convulsões, dores, por movimentos anormais, alterações mentais, anormalidades neuroendócrinas, entre outras.

O equilíbrio pode ser restabelecido via lesões ou estimulação de centros ou vias neurais, de acordo com a origem do transtorno. Com os avanços da Neurocirurgia Funcional, é possível lidar com o cérebro desperto, com o ser humano consciente e, inclusive, dialogando com seus examinadores, durante as manobras terapêuticas no sistema nervoso.

O estudo do cérebro, vale ressaltar, é também o estudo do lugar do homem na natureza. Afinal, ele é nossa estrutura viva mais complexa e perfeita, nosso elo com o mundo no qual nossa consciência tem raízes.

Icone do whatsapp