Atenção ao consumo de açúcar

Mais de 15 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, doença crônica causada pelo alto nível de açúcar no sangue. Estima-se que até 2045, elas somarão 23 milhões.
Ao longo do tempo, vale lembrar, altos níveis de glicose podem gerar danos para os rins, coração, nervos, olhos, vasos sanguíneos, contribuindo ainda para complicações como doenças cardiovasculares, obesidade e hipertensão.

Como se não bastasse, importante ressaltar também que o açúcar vicia. Acredita-se que isso se deva à forma como o cérebro reage ao ser exposto ao açúcar, ativando o que denominamos mecanismo de recompensa.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 35% do açúcar que consumimos estão em alimentos industrializados. Nos rótulos, fique atento, o açúcar pode ser identificado como frutose, sacarose e lactose, por exemplo.

Pode ser uma boa fazer uso de adoçantes? Sim. Dentre os naturais, segundo nutrólogos, o stévia é o mais conhecido, enquanto entre os artificiais, a sucralose é um dos mais recomendados, podendo ser consumida inclusive por diabéticos.

Article written by Barreto

Dr. Eduardo Barreto, neurocirurgião Ph.D especialista em coluna vertebral e dores crônicas.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *