Apoio familiar é crucial para paciente com doença neurodegenerativa

O apoio familiar é fundamental para o paciente com doenças neurodegenerativas como o Parkinson, o Alzheimer e outras demências. Assim, ele se sentirá acolhido e encorajado a lidar com os sintomas e o tratamento.

Para que possam ajudar, os familiares deverão se informar a respeito da doença. Um psicólogo ou terapeuta também poderão contribuir muito, de modo a facilitar o entendimento do problema e indicando a maneira mais adequada para lidar com o paciente.

Manter a mente e o corpo em movimento é igualmente crucial. Será necessário respeitar as limitações de quem enfrenta a doença, mas não tratá-la como inválida. Com caminhadas, informações acerca dos acontecimentos e socialização, pode-se tornar a rotina dela saudável.

É preciso, portanto, muito carinho e empatia, ouvir e dar importância ao que diz o paciente. Este, vale salientar, não é uma criança, devendo, portanto, ser tratado como um adulto que vive um momento especial.

Utilizar as abordagens e estratégias sugeridas pelos especialistas de saúde é a melhor maneira de conviver com a doença e, ainda, de não adoecer também.

Article written by Barreto

Dr. Eduardo Barreto, neurocirurgião Ph.D especialista em coluna vertebral e dores crônicas.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *