A relação entre os exercícios e a formação de novos neurônios

Você, que me acompanha, já sabe que fatores como alimentação, atividade cognitiva, ambiente social, novidades e exercícios físicos influenciam na neurogênese, ou seja, no processo de formação de novos neurônios no cérebro. Mas como as atividades físicas, por exemplo, contribuem para esse fenômeno?

De acordo com estudos, a hipótese mais provável é que, além de incentivar a produção de BNDF (que é o fator neurotrófico derivado do cérebro, uma proteína), o exercício, especialmente o aeróbico, pode aumentar a produção de uma enzima, a Gpld1, pelo fígado, que também pode ajudar na neurogênese.

Além disso, vale informar que os exercícios aceleram a maturação das células-tronco, ou seja, sua transformação em células adultas totalmente funcionais e melhoram o mecanismo de aprendizagem de longo prazo. Ambos os mecanismos, deve-se ressaltar ainda, são fundamentais para o aprendizado e para a memória.

As pesquisas apontam a natação como um dos esportes mais completos, de modo a promover um benefício cognitivo claro, com melhorias nos processos de atenção, flexibilidade cognitiva e memória, em jovens e em idosos. No entanto, qualquer exercício que aumente a frequência cardíaca, como bicicleta, esteira e até uma caminhada vigorosa, é válido.

Article written by Barreto

Dr. Eduardo Barreto, neurocirurgião Ph.D especialista em coluna vertebral e dores crônicas.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *