Seu colchão anda lhe tirando de campo?

O colchão adequado faz toda a diferença em nossos dias e noites

Os belgas levaram colchões personalizados para a Rússia, a fim de evitar lesões durante a Copa do Mundo. O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, por sua vez, admitiu a possibilidade de que o colchão macio do hotel tenha contribuído para o mau jeito na coluna do lateral Marcelo. Tudo isso porque nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono.

Assim sendo, a escolha do colchão deve ser criteriosa e, às vezes, com respaldo médico. Afinal de contas, são muitas as variáveis a serem consideradas. Pacientes com hérnias de disco, por exemplo, sentem-se mais confortáveis e seguros em colchões ortopédicos. enquanto pacientes com fibromialgia e outras doenças reumáticas costumam preferir os semiortopédicos.

Especialistas, de uma forma geral, estão de acordo que o colchão deve ser firme, nem muito duro, nem mole. Quando muito duro, o colchão propicia a tensão dos músculos e a coluna então se entorta. Se mole, a coluna fica torta e os quadris, ombros e coxas não encontram a devida sustentação. É também de suma importância avaliar a relação entre o peso e a altura da pessoa para averiguar a densidade que o colchão deverá ter:

O colchão errado, e basta uma noite para percebermos isso, pode provocar dores nas costas, dores de cabeça, indisposição, entre outros males. Logo, uma vez na loja para comprar o seu colchão, experimente-o mesmo! Não se envergonhe. Deite-se em diferente posições para, de fato, senti-lo. E lembro que os colchões têm validade. Sugere-se a troca do colchão de espuma a cada 5 anos e a do colchão de mola, a cada 10 anos.

Quem também tem prazo de validade é o travesseiro. Sua vida útil é de, no máximo, 2 anos e e se ele ficar mais alto do que a linha do ombro, a coluna ficará com uma curvatura acentuada. Não usá-lo, vale informar ainda, provocará a compressão das vértebras do pescoço e a coluna fará um arco decorrente do volume do quadril.

A postura ideal para dormir, por fim, é de lado, com um travesseiro médio ou alto entre a cabeça e o ombro, outro entre as pernas flexionadas e um terceiro, para abraçarmos. Ao deitarmos de bruços, alerta, deixamos a coluna sem apoio. Portanto, policie-se. Crie o hábito de dormir de maneira a favorecer ‘cada jogada, cada partida’, todos os dias.

Article written by Barreto

Dr. Eduardo Barreto, neurocirurgião Ph.D especialista em coluna vertebral e dores crônicas.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *