Como aliviar as dores nas costas durante a gravidez

As dores nas costas são muito comuns às futuras mamães e a dor mais comum se dá na lombar. Isso acontece, porque a criança, enquanto cresce na barriga da mãe, coloca pressão sobre os nervos da pélvis e da coluna.

Além disso, na gestação, a mulher produz um hormônio que torna as articulações mais flexíveis e que pode causar instabilidade e dor na coluna. Por fim, vale lembrar o desconforto causado pela expansão do útero.

A notícia boa é que, a não ser que a gestante já tenha um histórico de dores crônicas na coluna, o incômodo é reduzido antes mesmo do bebê nascer. Após dar à luz, o corpo passa por uma nova transformação e a lordose também diminui.

Mas o ideal, sempre, é prevenir. Aconselho que ela continue praticando exercícios – de preferência, caminhadas, hidroginástica, natação, pilates, RPG, alongamento, não se automedique – uma boa é lançar mão de compressas de calor e frio, exceto na região do abdômen, não se descuide da alimentação ingerindo, especialmente, alimentos ricos em cálcio e, no trabalho, não passe muito tempo de pé, nem muito tempo sentada.

E quanto à hora de dormir? O problema começa a aparecer, de fato, a partir do sexto mês de gestação. Para diminuir o desconforto, sugiro que a gestante, ao dormir de barriga pra cima, coloque um travesseiro por debaixo dos joelhos, o quer aliviará a pressão na lombar.

Se ela tiver preferência por dormir de lado, melhor que ponha um travesseiro entre as pernas, pois ele deixará a coluna mais reta. Dormir ligeiramente sentada, com a utilização de alguns travesseiros pra levantar a cabeça, também é uma alternativa, especialmente no final da gravidez.

Article written by Barreto

Dr. Eduardo Barreto, neurocirurgião Ph.D especialista em coluna vertebral e dores crônicas.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *