Exercícios físicos diminuem sintomas do Parkinson

Evidências sugerem o reparo de danos ao cérebro promovido por uma variedade de experiências, incluindo a motora. Assim, acredita-se que execícios físicos regulares, especialmente os aeróbicos, sejam benéficos a pacientes com Parkinson.

Estudiosos observaram a redução de sintomas como hipocinesia (deficiência nas funções motoras), bradicinesia (lentificação dos movimentos voluntários), degeneração cerebral e distúrbios da marcha.

Os exercícios atuam, portanto, como terapias auxiliadoras aos medicamentos. Treinamentos de resistência, com o uso de sobrecarga, caminhadas até o tênis de mesa são recomendados.

Além de diminuírem alguns sintomas, permitem a normalidade da capacidade cardiovascular, melhora da memória recente, menor incontinência urinária, sem falar na maior integração à sociedade, a partir do sentimento de autoconfiança e autossuficiência.

A inclusão de pacientes com Parkinson em programas de baixa e média intensidade, então, se mostra uma intervenção efetiva e, logo, deve ser encorajada. Não cura, mas diminui e evita o agravamento de uma série de sintomas que afetam a vida do paciente.

Article written by Barreto

Dr. Eduardo Barreto, neurocirurgião Ph.D especialista em coluna vertebral e dores crônicas.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *