Meningite: altamente contagiosa e pode matar

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou bactéria, caso mais grave.
A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e no inverno, já a das meningites virais, na primavera e no verão.
A transmissão da meningite bacteriana se dá de pessoa pra pessoa, geralmente, por meio das vias respiratórias. As bactérias também podem se espalhar por meio dos alimentos. A contaminação do vírus da meningite, por sua vez, é fecal-oral, podendo ser adquirido pelo contato próximo com pessoa infectada.
As crianças com até 5 anos são as que têm o maior risco de contrair a doença, mas todas as faixas etárias podem ser acometidas por ela. Vale o alerta também para idosos, portadores de quadros crônicas e de doenças imunossupressoras (diabetes mellitus tipo 1, artrite reumatoide, esclerose múltipla etc).
A febre inferior a 38 graus pode ser o único sintoma de meningite, ainda que náuseas, vômitos e dores de cabeça sejam frequentes. Em quadros avançados, averigua-se ainda uma rigidez muscular, principalmente no pescoço.
O diagnóstico é feito com a observação a estes sintomas, histórico, exame físico e uma análise de fluido do cérebro.
Já o tratamento varia conforme a causa, podendo contar com antimicrobianos, antitérmicos e vitaminas.
A meningite é altamente contagiosa, pode matar, e a vacina é a melhor forma de prevenção. Assim, olho vivo no calendário de vacinação da criança, do Programa Nacional de Imunização.
Casos recentes, incluindo óbitos e, especialmente, em cidades do interior, reacenderam o alerta contra a meningite. Ano passado, cerca de 17 mil pessoas morreram de meningite no Brasil, sendo 80% delas das regiões Sul e Sudeste do país.

Article written by Barreto

Dr. Eduardo Barreto, neurocirurgião Ph.D especialista em coluna vertebral e dores crônicas.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *