Orientações pra quem deseja largar o tabagismo

Uma campanha da OMS reuniu mais de 100 razões pra que as pessoas deixem o vício em tabaco. Dentre eles, vale ressaltar, o risco maior de desenvolver sintomas graves da Covid-19.

Além disso, o tabagismo, sabemos, afeta não só a saúde dos fumantes como a de seus amigos e familiares, ou melhor, de quem estiver por perto. Faz mal ao coração, afeta a aparência, pra citar alguns problemas.

Não é fácil se livrar do vício, mas, sim, é possível. Especialistas sugerem que, em 1° lugar, se reconheça a dependência química. Em seguida, que se decida por cortar o cigarro de uma vez ou diminuir aos poucos.

Se o fumante não se achar capaz de enfrentar o desafio sozinho, deve buscar ajuda especializada. Esta deverá sugerir um tratamento com abordagens psicológica e comportamental e, até mesmo, o uso de medicamentos.

O fumante deverá ainda evitar ambientes que estimulem o vício e substituir o tabaco por alimentos saudáveis.

Neste momento de estresse e de isolamento social, importante atentarmos para a doença da dependência da nicotina, visto que os fumantes têm o corpo mais vulnerável e adoecido pelo consumo de cigarros e afins.

Article written by Barreto

Dr. Eduardo Barreto, neurocirurgião Ph.D especialista em coluna vertebral e dores crônicas.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *