Os fatores preponderantes no desenvolvimento da doença de alzheimer

Adotar certos hábitos reduz em 40% o risco de demências que hoje acometem cerca de 1,4 milhão de brasileiros. Estima-se que o número triplique até 2050. Assim sendo, o mais sensato é apostar em estratégias de prevenção.
O estilo de vida, apesar de propensões individuais medidas pelos genes, faz toda a diferença. Por isso, a The Lancet, uma das mais conceituadas revistas médicas, publicou um relatório em que destrincha os 12 fatores preponderantes para o desenvolvimento do problema.
A lista de fatores conta com perda auditiva – proteja-se em ambientes barulhentos -, educação – mantenha-se intelectualmente ativo -, tabagismo, depressão, isolamento e solidão, pancadas na cabeça, poluição, hipertensão, sedentarismo, diabetes, exagero o consumo de bebidas alcoólicas e obesidade.
A alimentação e o sono não aparecem na lista, mas sabemos o quão podem prevenir problemas. Assim, uma dieta variada, equilibrada, cheia de alimentos frescos e naturais deve ser parte dos esforços individuais. Vale também tomar as medidas necessárias em prol de um bom descanso noturno.

Article written by Barreto

Dr. Eduardo Barreto, neurocirurgião Ph.D especialista em coluna vertebral e dores crônicas.

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *